O Parque Central da Asprela, inaugurado em março de 2022, é um exemplo paradigmático de como soluções baseadas na natureza podem transformar espaços urbanos.
Com uma área superior a 6 hectares, o parque integra mais de 900 novas árvores e arbustos provenientes do Viveiro Municipal, além de preservar mais de 700 elementos arbóreos existentes. Inclui espelhos de água e ribeiras a céu aberto, acompanhados por mais de 2 km de percursos pedonais e cicláveis, acessíveis a pessoas com mobilidade reduzida. Um dos principais objetivos do projeto foi o controlo das cheias na bacia da Ribeira da Asprela, através da criação de uma bacia de retenção com capacidade para 10.000 metros cúbicos de água da chuva, contribuindo assim para a redução do risco de inundações na linha do metro. Para além disso, o parque promove a infiltração natural das águas pluviais e a estabilização dos leitos e margens das ribeiras, o que aumenta a permeabilidade do solo e melhora a drenagem hídrica da área.
Adicionalmente, o parque atua como pulmão verde no centro de uma das áreas mais movimentadas da cidade, devido à sua proximidade ao pólo universidade e ao Hospital S. João. Tal, reforça também a sua importância a nível de serviços sociais, nomeadamente de promoção de saúde e bem-estar, lazer e recreio, e facilitação do atravessamento da área.