Horta de Aldoar

Tipologia

Hortas urbanas

Morada

Aldoar

Promotor

CMP

Área

672 m²

Apresentação

A Horta de Aldoar, criada em 2003 no bairro António Aroso, integra práticas de agricultura biológica e de economia circular. Tem uma área de 672 m² e 13 talhões que permite aos hortelões urbanos cultivar uma variedade de produtos de forma sustentável, enquanto promove a economia circular através da compostagem.
Esta horta é também um espaço de lazer, proporcionando uma forma dos cidadão ocuparem o seu tempo livro e promovendo o seu bem-estar físico e psicológico.
A Horta de Aldoar integra a Rede Municipal de Hortas Urbanas que integra 14 hortas, com 4 hectares de Hortas Municipais, onde estão instalados 400 compostores. Adicionalmente, faz parte do projeto Hortas Urbanas – Horta à Porta da LIPOR que tem como o principal objetivo articular a disponibilidade de várias entidades locais numa rede que viabilizasse uma estratégia para a Região do Grande Porto, no domínio da compostagem caseira, na promoção da agricultura biológica e na criação de hortas urbanas.

Parceiros

LIPOR

Funções ecológicas

Circularidade dos materiais / recursos; Controlo / redução da erosão do solo; Promoção da biodiversidade; Promoção do ciclo dos nutrientes

Objetivos do Desenvolvimento Sustentável

1- Erradicar a pobreza; 2 - Erradicar a fome; 3 - Saúde de qualidade; 10 - Reduzir as desigualdades; 11 - Cidades e comunidades sustentáveis; 12 - Produção e consumo sustentáveis

Resultados

Os cerca de 400 compostores instalados nas hortas permite a devolução ao solo de 120 toneladas de matéria orgânica por ano.

OUTRAS SUGESTÕES

Localizada na Freguesia de S. Nicolau, com 498 m2, é composta por 13 talhões. A Horta da Lada integra a Rede Municipal de Hortas Urbanas, que integra 14 hortas, com 4 hectares de Hortas Municipais , onde estão instalados 400 compostores. Adicionalmente, faz parte do projeto Hortas Urbanas – Horta à Porta da LIPOR que tem como […]
Uma horta que promove a agricultura biológica e a integração social, aliando benefícios ambientais, sociais e económicos. É um centro educativo que potencia oportunidades de educação ambiental. O espaço inclui, ainda, um charco que recolhe as águas pluviais, potenciando a retenção hídrica e a biodiversidade local.
Uma horta com 860 m² e 31 talhões para agricultura biológica, promovendo a coesão social e fortalecendo a comunidade local. Oferece formação em agricultura sustentável e compostagem a todos os interessados, com o objetivo de promover boas práticas e preservar a biodiversidade e do meio ambiente.