Painéis fotovoltaicos da Escola Básica do Bom Pastor

Tipologia

Painéis fotovoltaicos
Unidade de produção para autoconsumo

Morada

Rua de Arzila 4250-066 Porto

Freguesia

Promotor

Agência de Energia do Porto

Gestor

Domus Social e Águas e Energia do Porto

Área

5.200 m²

Custo

25.000 €

Investimento

CMP

Apresentação

Foram instalados 52 painéis fotovoltaicos com uma potência instalada de 23,66 kWp, que permite a redução de emissão de gases com efeito de estufa.

A instalação foi realizada no âmbito do projeto Porto Solar que tem como objetivo promover a eficiência e independência energéticas de vários edifícios municipais. A sua concretização prevê a instalação de painéis fotovoltaicos em infraestruturas do Município de forma a garantir a produção e utilização de energia elétrica renovável em 29 edifícios geridos pelo Município.

Funções ecológicas

Energia renovável

Objetivos do Desenvolvimento Sustentável

4. Educação de qualidade; 7. Energias renováveis e acessíveis; 10. Reduzir as desigualdades; 11. Cidades e comunidades sustentáveis; 13. Ação Climática

Resultados

Energia produzida desde 2023: 7 MWh

Redução de emissões

3,8 ton CO2 (desde 2023)

OUTRAS SUGESTÕES

Foram instalados 458 painéis fotovoltaicos com potência total de 208,39 kWp, contribuindo para a redução das emissões de gases com efeito de estufa. Esta instalação faz parte do projeto Porto Solar, que visa promover a eficiência e independência energética em 29 edifícios municipais, garantindo o uso de energia renovável.
Através do projeto transfronteiriço AQUALITRANS II, foram instalados em 2023, 242 painéis fotovoltaicos na Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) do Freixo, distribuídos pelo edifício administrativo e pelo edifício onde é realizado o pré-tratamento das águas. A Unidade de Produção para Autoconsumo (UPAC), com área total de implantação de 619 m2, tem uma potência […]
A instalação do parque com 454 kWp garante a autossuficiência em dias de sol, conseguindo alimentar os edifícios do campus e o parque de viaturas elétricas, bem como vender o excedente. Com 1.228 painéis nas coberturas dos três reservatórios, é um marco na sustentabilidade económica e ambiental do Porto.