Através do projeto das Soluções baseadas na natureza na Escola Básica do Falcão foram instalados 40 painéis fotovoltaicos numa das coberturas verdes da escola.
Esta Unidade de Produção para Autoconsumo (UPAC) tem uma produção anual de 28.625 kW/h de energia elétrica, o que corresponde a 60% da energia consumida pela escola e equivale a uma redução de emissões de CO2 de 7,39 toneladas por ano.
Os painéis estão instalados num BioSolar Roof, uma cobertura verde com 225m2, que promove a refrigeração natural dos equipamentos, através da evapotranspiração vegetal, aumentando a sua eficiência.
Esta intervenção foi realizada no âmbito do projeto Porto Solar, liderado pelo Município do Porto em parceria com a Agência de Energia do Porto, que consiste na implementação de soluções de produção de energia de fonte renovável solar em 29 edifícios do Município do Porto, dos quais 25 são escolas básicas.
Através da iniciativa “Gamificação de Energia Renovável nas Escolas”, integrada no Porto Solar, foram colocados ecrãs à entrada das escolas que monitorizam em tempo real a produção de energia pelos painéis fotovoltaicos e o consumo energético da escola, analisando a eficiência energética da instituição. Face a estes dados, a Agência de Energia premeia as instituições com melhor desempenho energético.
Esta abordagem inovadora não só promove a eficiência energética nas escolas, mas também fomenta a sensibilização e o conhecimento ambiental nas gerações mais jovens, preparando-as para os desafios de um futuro sustentável.





