Mapa

A Avenida dos Combatentes da Grande Guerra, na freguesia de Bonfim, é composta por um alinhamento arbóreo que percorre a avenida em toda a sua extensão. Este conjunto arbóreo está instalado no meio da avenida, separando as faixas de rodagem, e é composto por 120 árvores classificadas: 118 plátanos (69 Planatus orientalis e 49 Platanus […]
Um charco que foi construído no âmbito da requalificação de uma escola, que fica mesmo ali ao lado e que além da função didática, funciona como bacia de retenção da água proveniente das coberturas da escola, ponto de infiltração da água excedente nos aquíferos e um promotor da biodiversidade.
A Comunidade de Energia Renovável (CER) da Agra do Amial foi implementada em 2024 com o objetivo de fornecer e partilhar energia elétrica entre os edifícios que constituem a CER, num modelo de autoconsumo. A potência total instalada é de cerca de 127 kWp, distribuída por 233 painéis solares fotovoltaicos, dos quais 205 se encontram […]
O edifício histórico, em fase de degradação, foi reabilitado tendo em consideração práticas de construção sustentável, incorporando duas coberturas verdes e melhoramentos na eficiência energética que permitiram a obtenção da certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design).
Localizada na Freguesia de S. Nicolau, com 498 m2, é composta por 13 talhões. A Horta da Lada integra a Rede Municipal de Hortas Urbanas, que integra 14 hortas, com 4 hectares de Hortas Municipais , onde estão instalados 400 compostores. Adicionalmente, faz parte do projeto Hortas Urbanas – Horta à Porta da LIPOR que tem como […]
Uma horta, criada em 2003 no bairro António Aroso, tem 672 m² e 13 talhões para agricultura biológica e economia circular, com compostagem. Além da promoção de práticas mais sustentáveis, é um espaço de lazer que promove o bem-estar físico e psicológico dos hortelões urbanos.
Uma horta que promove a agricultura biológica e a integração social, aliando benefícios ambientais, sociais e económicos. É um centro educativo que potencia oportunidades de educação ambiental. O espaço inclui, ainda, um charco que recolhe as águas pluviais, potenciando a retenção hídrica e a biodiversidade local.
Uma horta com 860 m² e 31 talhões para agricultura biológica, promovendo a coesão social e fortalecendo a comunidade local. Oferece formação em agricultura sustentável e compostagem a todos os interessados, com o objetivo de promover boas práticas e preservar a biodiversidade e do meio ambiente.
O Intercetor do Rio Tinto pretende melhorar a qualidade da água do rio, encaminhando os efluentes tratados das ETAR diretamente para o rio Douro, uma vez que o Rio Tinto não apresenta capacidade de autodepuração e regeneração suficiente. Foi promovida, também, a reabilitação do leito e margens, e a criação de um parque urbano.
Um jardim que é um pulmão verde no centro do Porto, combinando história e sustentabilidade. Recentemente requalificado, melhorou a drenagem, iluminação e pavimentos, reforçando a biodiversidade e reduzindo inundações. Abriga árvores de interesse público e é um espaço cultural e social vital.
Um jardim que marca pela frescura da sombra das suas árvores e pela proximidade ao Rio Douro, fazem deste espaço um local de contemplação, bem-estar e de interação social para os seus visitantes, ao mesmo tempo que agrega benefícios para o meio ambiente, com as suas soluções de base natural.
Um jardim emblemático da cidade, que agrega vários pequenos jardins, que provocam diferentes sensações de bem-estar por quem os atravessa e promove diferentes tipos de habitat para suportar a biodiversidade urbana. Serve ainda de importante zona tampão para a qualidade do ar e redução do ruído urbano.