Edifício sede da GO Porto e Porto Ambiente

Tipologia

Cobertura verde extensiva
Cobertura verde semi-intensiva
Telhado biosolar

Morada

Rua de S. Dinis

Freguesia

Promotor

CMP

Gestor

GO Porto e Porto Ambiente

Projetista

Associação Nacional de Coberturas Verdes

Área

5.000 m²

Custo

4,5 milhões de reuros

Investimento

CMP

Apresentação

Localizado na Rua de S. Dinis, o edifício onde até 1910 funcionou o matadouro municipal e que durante o século XX teve diversas funções, e acolheu serviços como a Direção Municipal de Proteção Civil, Ambiente e Serviços Urbanos, tendo inclusivamente albergado o canil municipal, até à sua requalificação. Visivelmente degradado e com várias patologias construtivas decorrentes dos vários anos de utilização, o edifício entrou em obras de requalificação para em 2021 acolher as sedes de duas empresas municipais, a GO Porto (Gestão e Obras do Porto) e a Porto Ambiente.

O edifício conta com vários melhoramentos ao nível da eficiência energética e das coberturas verdes, tendo obtido a certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design) para a construção sustentável.

As coberturas verdes albergam uma cobertura extensiva inclinada e uma cobertura plana, que contribuem para o controlo da temperatura e conforto acústico. Adicionalmente, a cobertura tem painéis fotovoltaicos para produção de energia renovável em modo de autoconsumo. As coberturas são regadas a partir de uma rede de água reaproveitada, tornando todo o processo mais sustentável.

A combinação de todos os melhoramentos permitiram a poupança de energia, de água em irrigação e de água em equipamentos sanitários, já que há uma incorporação de água cinzenta para descargas sanitárias.

Funções ecológicas

Energias renováveis; Melhoria da qualidade de vida; Promoção da Biodiversidade; Redução do ruído; Regulação da qualidade do ar; Regulação da temperatura; Regulação de cheias e inundações; Sequestro de carbono;

Objetivos do Desenvolvimento Sustentável

3. Saúde de qualidade; 7. Energias renováveis e acessíveis; 9. Indústria, inovação e infraestruturas; 11. Cidades e comunidades sustentáveis; 13. Ação Climática; 15. Proterger a vida terrestre;

Resultados

40% de economia de energia face a um edifício de referência;
40% de economia de água em equipamentos sanitários;
20% de incorporação de água cinzenta para descargas sanitárias;
60% de economia de água em irrigação

OUTRAS SUGESTÕES

O Terminal Intermodal de Campanhã (TIC) possui a maior cobertura verde da cidade que ajuda à absorção de toda a poluição do ar e visual do terminal. Foi o primeiro edifício público do país a conquistar, em 2025, o nível de Certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design) em certificação ambiental.
A Escola Básica do Falcão representa hoje um edifício-modelo e demonstrativo de soluções de base natural para melhorar o conforto bioclimático e a aumentar a resiliência às alterações climáticas. Possuí três coberturas verdes, uma parede verde, um charco e painéis fotovoltaicos para produção de eletricidade.