Localizado na Rua de S. Dinis, o edifício onde até 1910 funcionou o matadouro municipal e que durante o século XX teve diversas funções, e acolheu serviços como a Direção Municipal de Proteção Civil, Ambiente e Serviços Urbanos, tendo inclusivamente albergado o canil municipal, até à sua requalificação. Visivelmente degradado e com várias patologias construtivas decorrentes dos vários anos de utilização, o edifício entrou em obras de requalificação para em 2021 acolher as sedes de duas empresas municipais, a GO Porto (Gestão e Obras do Porto) e a Porto Ambiente.
O edifício conta com vários melhoramentos ao nível da eficiência energética e das coberturas verdes, tendo obtido a certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design) para a construção sustentável.
As coberturas verdes albergam uma cobertura extensiva inclinada e uma cobertura plana, que contribuem para o controlo da temperatura e conforto acústico. Adicionalmente, a cobertura tem painéis fotovoltaicos para produção de energia renovável em modo de autoconsumo. As coberturas são regadas a partir de uma rede de água reaproveitada, tornando todo o processo mais sustentável.
A combinação de todos os melhoramentos permitiram a poupança de energia, de água em irrigação e de água em equipamentos sanitários, já que há uma incorporação de água cinzenta para descargas sanitárias.