No âmbito dos trabalhos de beneficiação do arruamento, desenvolvido pela empresa municipal GOPorto, foi instalado um Sistema Urbano de Drenagem Sustentável (SUDS) – jardim de chuva – que atua como órgão de recolha das águas pluviais geradas pela faixa de rodagem e passeio.
Esta faixa verde melhora o bem-estar e segurança dos peões, realiza um pré-tratamento da água pluvial a ser entregue na ribeira Poço das Patas, potencia a sua infiltração e contribui, simultaneamente, para resiliência e sustentabilidade dos recursos hídricos e rede de drenagem pública. Para além disso, em casos de precipitação extrema, toda a água que fica retida no jardim de chuva permite que não haja uma sobre acumulação de água na ribeira Poço das Patas (linha de água que se encontra totalmente entubada), evitando assim inundações urbanas na zona do Campo 24 de Agosto.
Algumas das intervenções foram identificadas no Plano de Valorização e Reabilitação das Linhas de Água do Município do Porto (PVRLA) que tem como objetivo promover a proteção e valorização dos rios e ribeiras da cidade do Porto com vista a uma melhor adaptação aos efeitos das alterações climáticas. O plano terá sequência num projeto mais alargado – o Porto + Permeável – através do qual muitas das medidas apresentadas irão ser implementadas.