O alinhamento arbóreo da Avenida de Montevideu, na Foz do Porto, combina estética, funcionalidade e adaptação ao meio costeiro. Composto por 82 árvores classificadas, predominantemente da espécie Metrosideros excelsa (conhecida como árvore-de-fogo), este conjunto arbóreo é considerado um dos mais emblemáticos da cidade. Originária da Nova Zelândia, a Metrosideros excelsa é caracterizada pela sua resistência à salinidade e ao vento, tornando-a numa árvore adequada para se manter num ambiente próximo ao mar.
Integrado na Frente Atlântica do Porto, o alinhamento arbóreo da Avenida de Montevideu forma um corredor verde que liga o edificado à linha costeira, funcionando como uma barreira natural contra o vento e a maresia. Contribui também para a regulação térmica da área, proporcionando sombra e melhorando a qualidade do ar. Adicionalmente, entre maio e julho, a sua floração vermelha intensa atrai polinizadores como abelhas e aves, contribuindo assim para a preservação da biodiversidade local.
Este alinhamento faz parte do Plano de Arborização do Município do Porto que surge com o objetivo de materializar e fazer cumprir uma visão de Estrutura Ecológica Municipal mais fina e programática, inserida num contexto de valorização da árvore e dos múltiplos benefícios prestados aos cidadãos, ao meio ambiente e ao espaço público, não descurando o aumento da resiliência e adaptação climática da cidade.
As caldeiras das árvores sofreram também intervenção através do projeto ‘Caldeiras Vivas’ que tem como objetivo ocupar as caldeiras das árvores com espécies na sua maioria autóctones para combater pragas e potenciar a biodiversidade.