Painéis Fotovoltaicos da ETAR do Freixo

Tipologia

Painéis fotovoltaicos
Unidade de produção para autoconsumo

Morada

Rua Conde de Silva Monteiro, 52

Freguesia

Promotor

Águas e Energia do Porto

Gestor

Águas e Energia do Porto

Área

619 m2

Custo

108.404,25€

Investimento

Agência de Energia do Porto (AEdP)

Financiamento

Financiado no valor de 69.177,20€ pelo projeto AQUALISTRANS II

Apresentação

Através do projeto transfronteiriço AQUALITRANS II, foram instalados em 2023, 242 painéis fotovoltaicos na Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) do Freixo, distribuídos pelo edifício administrativo e pelo edifício onde é realizado o pré-tratamento das águas.

A Unidade de Produção para Autoconsumo (UPAC), com área total de implantação de 619 m2, tem uma potência instalada de 133 kWp e uma produção anual de 178 MWh, o que permitiu uma redução de aproximadamente 4% do consumo energético da ETAR.

Este projeto contribui para a descarbonização definida para 2030 pelo Município, no âmbito do Pacto do Porto para o Clima.

O AQUALITRANS II é uma iniciativa de cooperação entre Portugal e Espanha, liderada pelo Instituto Tecnológico da Galiza (ITG), que visa melhorar a gestão e promover o uso eficiente de energia no setor de tratamento de águas residuais (ETAR). Participam também neste projeto a Augas de Galicia, o Instituto Galego de Energia (INEGA), o Instituto de Ciência e Inovação em Engenharia Mecânica e Engenharia Industrial (INEGI) e a Águas e Energia do Porto.

Parceiros

AQUALITRANS II

Funções ecológicas

Energia renovável

Objetivos do Desenvolvimento Sustentável

7 - Energias renováveis e acessíveis; 10 - Reduzir as desigualdades; 11 - Cidades e comunidades sustentáveis; 13 - Ação Climática

Resultados

Redução de aproximadamente 4% do consumo energético da ETAR

OUTRAS SUGESTÕES

A Comunidade de Energia Renovável (CER) da Agra do Amial foi implementada em 2024 com o objetivo de fornecer e partilhar energia elétrica entre os edifícios que constituem a CER, num modelo de autoconsumo. A potência total instalada é de cerca de 127 kWp, distribuída por 233 painéis solares fotovoltaicos, dos quais 205 se encontram […]
Foram instalados 52 painéis fotovoltaicos com potência total de 23,66 kWp, reduzindo a emissão de gases com efeito de estufa. Esta ação integra o projeto Porto Solar, que visa promover a eficiência e independência energética, prevendo a instalação de painéis em 29 edifícios municipais para gerar e usar energia renovável.
A instalação do parque com 454 kWp garante a autossuficiência em dias de sol, conseguindo alimentar os edifícios do campus e o parque de viaturas elétricas, bem como vender o excedente. Com 1.228 painéis nas coberturas dos três reservatórios, é um marco na sustentabilidade económica e ambiental do Porto.