Através do projeto transfronteiriço AQUALITRANS II, foram instalados em 2023, 242 painéis fotovoltaicos na Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) do Freixo, distribuídos pelo edifício administrativo e pelo edifício onde é realizado o pré-tratamento das águas.
A Unidade de Produção para Autoconsumo (UPAC), com área total de implantação de 619 m2, tem uma potência instalada de 133 kWp e uma produção anual de 178 MWh, o que permitiu uma redução de aproximadamente 4% do consumo energético da ETAR.
Este projeto contribui para a descarbonização definida para 2030 pelo Município, no âmbito do Pacto do Porto para o Clima.
O AQUALITRANS II é uma iniciativa de cooperação entre Portugal e Espanha, liderada pelo Instituto Tecnológico da Galiza (ITG), que visa melhorar a gestão e promover o uso eficiente de energia no setor de tratamento de águas residuais (ETAR). Participam também neste projeto a Augas de Galicia, o Instituto Galego de Energia (INEGA), o Instituto de Ciência e Inovação em Engenharia Mecânica e Engenharia Industrial (INEGI) e a Águas e Energia do Porto.





