Parque fotovoltaico da Águas e Energia do Porto

Tipologia

Painéis fotovoltaicos
Unidade de produção para autoconsumo

Morada

R. do Barão de Nova Sintra 255 4300-367 Porto

Freguesia

Promotor

Águas e Energia do Porto

Gestor

Águas e Energia do Porto

Área

3.577 m²

Custo

460.000 €

Investimento

Águas e Energia do Porto

Apresentação

O parque foi implementado em 2018 com uma potência instalada de 454kWp que lhe permite ser autossuficiente em dias de sol. Para além de alimentar todos os edifícios do campus, e o parque de viaturas elétricas, ainda consegue transacionar energia resultante do excedente de produção.

Composto por 1.228 painéis solares, os mesmos foram instalados na cobertura dos três reservatórios de água existentes e representam um enorme passo na sustentabilidade económica da empresa e ambiental da cidade do Porto.

Funções ecológicas

Energia renovável

Objetivos do Desenvolvimento Sustentável

4 - Educação de qualidade; 7 - Energias renováveis e acessíveis; 10 - Reduzir as desigualdades; 11 - Cidades e comunidades sustentáveis; 13 - Ação Climática

Resultados

Energia produzida desde 2018: 2.901 MWh

Redução de emissões

1.276 ton CO2 (desde 2018)

OUTRAS SUGESTÕES

Foram instalados 458 painéis fotovoltaicos com potência total de 208,39 kWp, contribuindo para a redução das emissões de gases com efeito de estufa. Esta instalação faz parte do projeto Porto Solar, que visa promover a eficiência e independência energética em 29 edifícios municipais, garantindo o uso de energia renovável.
A Comunidade de Energia Renovável (CER) da Agra do Amial foi implementada em 2024 com o objetivo de fornecer e partilhar energia elétrica entre os edifícios que constituem a CER, num modelo de autoconsumo. A potência total instalada é de cerca de 127 kWp, distribuída por 233 painéis solares fotovoltaicos, dos quais 205 se encontram […]
Foram instalados 52 painéis fotovoltaicos com potência total de 23,66 kWp, reduzindo a emissão de gases com efeito de estufa. Esta ação integra o projeto Porto Solar, que visa promover a eficiência e independência energética, prevendo a instalação de painéis em 29 edifícios municipais para gerar e usar energia renovável.