A Horta da Oliveira, localizada em Campanhã nas traseiras da Escola Básica do Falcão, integra práticas de agricultura biológica com objetivos ambientais, sociais e pedagógicos. Tem uma área de 4.232 m² e 99 talhões, que permite aos cidadãos cultivar alimentos de forma sustentável, ao mesmo tempo que promove a economia circular através da compostagem de resíduos orgânicos.
É também um centro educativo, através da dinamização de formações em agricultura biológica e do envolvimento de escolas e instituições locais, incluindo as crianças da Escola Básica do Falcão e utentes de IPSS, com talhões adaptados para pessoas com mobilidade reduzida.
A Horta da Oliveira destaca-se como a maior horta municipal da cidade, sendo um bom exemplo de como espaços urbanos podem ser transformados em áreas produtivas e inclusivas, fortalecendo a ligação dos cidadãos à natureza e à alimentação saudável.
A Horta da Oliveira integra a Rede Municipal de Hortas Urbanas que integra 14 hortas, com 4 hectares de Hortas Municipais, onde estão instalados 400 compostores. Adicionalmente, faz parte do projeto Hortas Urbanas – Horta à Porta da LIPOR que tem como o principal objetivo articular a disponibilidade de várias entidades locais numa rede que viabilizasse uma estratégia para a Região do Grande Porto, no domínio da compostagem caseira, na promoção da agricultura biológica e na criação de hortas urbanas.