A Escola Básica do Falcão serviu de edifício piloto para receber um conjunto de soluções de base natural especialmente desenhadas e criadas para aumentar o conforto bioclimático no interior e ao mesmo tempo potenciar a resiliência às alterações climáticas. As principais soluções soluções implementadas foram: três coberturas verdes, uma parede verde e um charco. Estas soluções foram complementadas com a instalação de painéis fotovoltaicos para a produção de eletricidade verde para autoconsumo.
As coberturas verdes foram estudadas e analisadas pela Associação Nacional de Coberturas Verdes, no âmbito do Projeto Quinto Alçado do Porto (PQAP) que teve como objetivo principal a definição de um modelo estratégico e de integração das coberturas verdes na estratégia ambiental e urbanística da cidade do Porto.
As intervenções foram realizadas no âmbito do projeto My Building is Green (mBiG). Este projeto consiste na adaptação de edifícios escolares ou de serviços sociais às alterações climáticas, em três regiões climaticamente muito distintas (Porto e Alentejo em Portugal e Badajoz em Espanha).