Tanque de Contumil

Tipologia

Charcos
Plantas aquáticas

Freguesia

Promotor

CMP

Apresentação

O Tanque de Contumil é uma massa de água com uma forte componente histórico-cultural, um verdadeiro oásis perdido no tempo. O local onde outrora se lavava roupa e demolhava o bacalhau, dá agora espaço à Natureza. Desaparecidos estes costumes, as plantas e os animais reclamaram o habitat e este passou a ser um local fundamental para biodiversidade aquática da cidade.
O Município do Porto, com o apoio do CIIMAR, retirou as plantas invasoras, instalou rampas para os anfíbios e reforçou a biodiversidade de fauna e flora. Agora, este é um espaço de botânica diversa, enriquecido com tritões-de-ventre-laranja (Triturus boscai), larvas de sapo-parteiro (Alytes obstetricans), de salamandra (Salamandra salamandra) e rã-verde (Pelophylax perezi) e muitas larvas de libélulas e libelinhas, entre outros invertebrados. Como prova de uma convivência salutar entre Humanos e Natureza, este tanque continua a ser útil para alguns pequenos agricultores, que regam as suas hortas com as suas águas, enquanto beneficiam dos serviços de ecossistema prestados pelos seus habitantes.
A reabilitação do tanque foi realizada no âmbito do projeto MoRe Porto. Este projeto tem como objetivos principais o aumento do conhecimento das zonas húmidas da cidade, o seu mapeamento, inventário biológico e caracterização, para posterior adoção de medidas de conservação, restauro e criação de novas massas de água.

Parceiros

CIIMAR

Funções ecológicas

Melhoria da qualidade da água; Melhoria da qualidade de vida; Promoção da biodiversidade; Redução de eventos climáticos extremos; Regulação da qualidade do ar; Regulação da temperatura; Regulação de cheias e inundações; Sequestro de carbono

Objetivos do Desenvolvimento Sustentável

3 - Saúde de qualidade; 11 - Cidades e comunidades sustentáveis; 13 - Ação Climática; 15 - Proteger a vida terrestre

OUTRAS SUGESTÕES

Um charco que foi construído no âmbito da requalificação de uma escola, que fica mesmo ali ao lado e que além da função didática, funciona como bacia de retenção da água proveniente das coberturas da escola, ponto de infiltração da água excedente nos aquíferos e um promotor da biodiversidade.
Um parque com um papel crucial, quer na valorização do espaço público, quer na estratégia de renaturalização da cidade. A bacia de retenção e o charco aumentam a biodiversidade local e a fitodepuração. As plantas aquáticas introduzidas ajudam a filtrar poluentes, fixar sedimentos e melhorar a purificação natural da água.
Uma bacia de retenção com larga extensão que filtra águas pluviais, reduz inundações e recarrega aquíferos. Suporta biodiversidade com habitats importantes para anfíbios e plantas aquáticas. Oferece também áreas de lazer, integrando funcionalidade urbana e sustentabilidade ambiental.