Tanque de Contumil

Um tanque, outrora utilizado para usos tradicionais, foi renaturalizado através da remoção de plantas invasoras e instalação de rampas para os anfíbios. Hoje é um refúgio vital para biodiversidade aquática, com várias espécies nativas, promovendo a convivência entre natureza e agricultura local.
Massa de água do Terminal Intermodal de Campanhã

Uma bacia de retenção com larga extensão que filtra águas pluviais, reduz inundações e recarrega aquíferos. Suporta biodiversidade com habitats importantes para anfíbios e plantas aquáticas. Oferece também áreas de lazer, integrando funcionalidade urbana e sustentabilidade ambiental.
Porto BioLab – Quinta de Salgueiros

A Quinta de Salgueiros, com 6 hectares, está a ser reabilitada com soluções de base natural para melhorar a qualidade de vida, os serviços de ecossistema e aumentar a resiliência climática da área. Funcionará como um laboratório vivo para estudar e replicar práticas de ecologia urbana e adaptação às alterações climáticas.
Intercetor do Rio Tinto

O Intercetor do Rio Tinto pretende melhorar a qualidade da água do rio, encaminhando os efluentes tratados das ETAR diretamente para o rio Douro, uma vez que o Rio Tinto não apresenta capacidade de autodepuração e regeneração suficiente. Foi promovida, também, a reabilitação do leito e margens, e a criação de um parque urbano.
Parque da Alameda de Cartes

O Parque da Alameda de Cartes usa soluções de base natural para reter águas pluviais, evitar inundações e sustentar a vegetação. Com muitas árvores autóctones, melhora a qualidade do ar e o microclima local. Oferece caminhos para mobilidade sustentável e conecta a outras áreas verdes e a uma diversidade de serviços, promovendo a sustentabilidade urbana.
Soluções de base natural na Escola Básica do Falcão

A Escola Básica do Falcão representa hoje um edifício-modelo e demonstrativo de soluções de base natural para melhorar o conforto bioclimático e a aumentar a resiliência às alterações climáticas. Possuí três coberturas verdes, uma parede verde, um charco e painéis fotovoltaicos para produção de eletricidade.
Terminal Intermodal de Campanhã

O Terminal Intermodal de Campanhã (TIC) possui a maior cobertura verde da cidade que ajuda à absorção de toda a poluição do ar e visual do terminal. Foi o primeiro edifício público do país a conquistar, em 2025, o nível de Certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design) em certificação ambiental.
Horta de Oliveira

Uma horta que promove a agricultura biológica e a integração social, aliando benefícios ambientais, sociais e económicos. É um centro educativo que potencia oportunidades de educação ambiental. O espaço inclui, ainda, um charco que recolhe as águas pluviais, potenciando a retenção hídrica e a biodiversidade local.