Jardim do Passeio Alegre

Tipologia

Árvores
Charcos
Lagos

Morada

Rua do Passeio Alegre

Promotor

CMP

Área

4,1 ha

Investimento

CMP

Apresentação

Este jardim público, com carácter essencialmente romântico, corresponde a um dos mais singulares espaços verdes da cidade do Porto. Situa-se à beira-rio e apresenta uma série de elementos arquitectónicos de grande valor que convivem com cerca de 300 exemplares arbóreos, alguns classificados como de interesse público, como o Pinheiro de Norfolk (Araucaria heterophylla) e os Metrosideros.

Representa também um ponto de observação de aves interessante, com 91 espécies de aves observadas anualmente, entre elas diversas espécies de Chapim, de Gaivotas e outras aquáticas. É também onde reside a maior população de Caturrita (Myiopsitta monachus), uma ave que não passa despercebida a ninguém que esteja a passear pelos jardins devido às suas cores vistosas e ao barulho intenso que emite.

Os benefícios do jardim do Passeio Alegre estendem-se do ambiental ao social. A vegetação densa e diversidade biológica permite regular o microclima, gerir as águas da chuva e preservar a biodiversidade, ao mesmo tempo que proporciona um espaço de recreio e bem-estar à população numa área urbanizada. A sua manutenção, em conjunto com outras áreas verdes da cidade, permite uma melhor adaptação da cidade às alterações climáticas.

Funções ecológicas

Melhoria da qualidade de vida; Promoção da biodiversidade; Redução de eventos climáticos extremos; Redução do ruído; Regulação da qualidade do ar; Regulação da temperatura; Regulação de cheias e inundações; Sequestro de carbono

Objetivos do Desenvolvimento Sustentável

3 - Saúde de qualidade; 11 - Cidades e comunidades sustentáveis; 13 - Ação Climática; 15 - Proteger a vida terrestre;

OUTRAS SUGESTÕES

Um jardim que é um pulmão verde no centro do Porto, combinando história e sustentabilidade. Recentemente requalificado, melhorou a drenagem, iluminação e pavimentos, reforçando a biodiversidade e reduzindo inundações. Abriga árvores de interesse público e é um espaço cultural e social vital.
Um jardim emblemático da cidade, que agrega vários pequenos jardins, que provocam diferentes sensações de bem-estar por quem os atravessa e promove diferentes tipos de habitat para suportar a biodiversidade urbana. Serve ainda de importante zona tampão para a qualidade do ar e redução do ruído urbano.