Este jardim público, com carácter essencialmente romântico, corresponde a um dos mais singulares espaços verdes da cidade do Porto. Situa-se à beira-rio e apresenta uma série de elementos arquitectónicos de grande valor que convivem com cerca de 300 exemplares arbóreos, alguns classificados como de interesse público, como o Pinheiro de Norfolk (Araucaria heterophylla) e os Metrosideros.
Representa também um ponto de observação de aves interessante, com 91 espécies de aves observadas anualmente, entre elas diversas espécies de Chapim, de Gaivotas e outras aquáticas. É também onde reside a maior população de Caturrita (Myiopsitta monachus), uma ave que não passa despercebida a ninguém que esteja a passear pelos jardins devido às suas cores vistosas e ao barulho intenso que emite.
Os benefícios do jardim do Passeio Alegre estendem-se do ambiental ao social. A vegetação densa e diversidade biológica permite regular o microclima, gerir as águas da chuva e preservar a biodiversidade, ao mesmo tempo que proporciona um espaço de recreio e bem-estar à população numa área urbanizada. A sua manutenção, em conjunto com outras áreas verdes da cidade, permite uma melhor adaptação da cidade às alterações climáticas.